Importância da Limpeza do Ar Condicionado

O ar condicionado assume uma importância incomparável no mundo moderno, visto que satisfaz as necessidades da população, independentemente da estação do ano. Frio? Ar condicionado. Calor? Ar condicionado.

Porém, o ar condicionado tem os seus “senãos” e é por isso que aconselhamos a sua manutenção preventiva. Não só por comodidade de quem o utiliza, como por se tratar de uma questão de saúde individual e pública.

Neste momento, pode estar a questionar-se “Saúde? De que forma o ar condicionado pode prejudicar a saúde pública?”. Pois bem, neste artigo iremos explicar-lhe tudo: tanto os seus riscos, como o que deve fazer para evitar problemas.

A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO

Um dos pontos fulcrais da manutenção do nosso ar condicionado é, exatamente, a limpeza. Se pensar sobre o assunto, perceberá que a limpeza do ar condicionado faz todo o sentido: usamos o ar condicionado em espaços fechados, portanto, não há renovação do ar.

Por este motivo, vários tipos de bactérias acumulam-se nas filtragens do aparelho, favorecendo a propagação de inúmeras doenças, sendo uma delas, a legionella. Outro ponto crucial que leva à acumulação de bactérias é a falta de cuidado com o sistema de drenagem/arrefecimento, pois criam-se as chamadas “águas paradas”.

Falamos dos riscos da falta de manutenção do seu aparelho, mas falemos agora das vantagens de uma manutenção adequada.

Se nos comprometermos à manutenção preventiva do nosso ar condicionado, isso aumentará a vida útil do equipamento, por permitir um funcionamento na máxima capacidade.

Algumas vantagens da manutenção e limpeza do ar condicionado:

• Mais conforto e comodidade, visto que o aparelho terá um melhor desempenho.

• Previne problemas de saúde pública, não permitindo a acumulação de bactérias nos filtros e no sistema de drenagem/arrefecimento.

• Diminui os gastos e despesas com manutenção corretiva.

UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA… MAS PORQUÊ?

Atualmente, com o surgimento e propagação da COVID-19, este assunto passou a ser discutido e começou a ganhar-se consciência de como este tipo de aparelhos armazenam e espalham bactérias, fungos, vírus e pólenes, sendo este último um aspeto a ter em especial atenção, por ter efeitos potencialmente nocivos em pessoas com problemas como asma, alergias e bronquite crónica.

Já todos ouvimos alguém dizer: “não posso ter o ar condicionado ligado, fico logo doente”, certo? Pois, afinal há verdade nesse suposto mito. Felizmente, a manutenção e prevenção não é difícil.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM AR-CONDICIONADOS

1. Limpeza periódica ao interior do ar condicionado, adaptada ao uso. Para uso intensivo, aconselhamos limpeza semanal ou quinzenal. Para uso doméstico, bastará de mês a mês. Desta forma, conseguirá assegurar que os filtros do seu aparelho estarão sempre limpos, possibilitando um funcionamento eficiente.

2. Limpeza externa com recurso a um pano húmido. O pó e outro tipo de sujidade nas saídas de ar comprometerá o funcionamento eficiente do aparelho. Combine esta limpeza com a limpeza periódica.
NOTA: Nunca aplique água diretamente no aparelho.

3. Limpeza da mangueira, tabuleiro de drenagem e sistemas de arrefecimento.

Além desta manutenção, aconselhamos a que troque os filtros do seu equipamento dentro do prazo aconselhado, reveja os cabos elétricos, verifique as tubagens, teste termostato e sensores de temperatura.

EM DESTAQUE

Reparação/ Manutenção

Ainda há vida no seu eletrodoméstico.

ARTIGOS RECENTES

Como Limpar o Filtro da Máquina de Lavar Louça

Como Limpar o Filtro da Máquina de Lavar Louça

Eventualmente, aperceber-se-á que a sua máquina de lavar louça necessita de cuidados, entre os quais, uma boa e saudável limpeza de filtro.   E será difícil fazer essa limpeza você mesmo? Pois a resposta é que não, não é!   Por isso, a Casa dos Acessórios...