225 023 631/32 chamada para rede fixa nacional comercial@casadosacessorios.pt
0.00 0 Items

Sabia que os seus equipamentos, apenas por estarem ligados à corrente, consomem energia?

Esta é uma questão bastante popular. Será que os nossos eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos e elétricos consomem energia, só por estarem ligados à corrente? Pois bem, a resposta é sim. 
Este consumo de energia feito pelos aparelhos em standby – a que chamamos carga fantasma – é invisível e silencioso, mas pesa-nos na carteira e prejudica o ambiente.
Estes aparelhos que, por acharmos que não estão a ser utilizados, não consomem energia, são responsáveis por cerca de 10% do valor das nossas faturas de eletricidade no final do mês.

Como reduzir o consumo?

Para reduzir o consumo basta adotar alguns hábitos, hábitos esses tão simples como: desligar as luzes e a sua TV, sempre que não são necessárias.

8 DICAS ÚTEIS PARA ADOTAR NO SEU DIA-A-DIA, QUE O AJUDARÃO A POUPAR ELETRICIDADE E A PRESERVAR O AMBIENTE

  1. Desligar os aparelhos, sempre que não estiverem em utilização.
    Sabia que, mesmo desligados, os aparelhos consomem energia, apenas por se encontrarem ligados à corrente?
    Sabemos a chatice que é ter de tirar ficha a ficha das tomadas. Por isso, sugerimos que utilize fichas múltiplas com interruptor, onde possa ligar vários aparelhos e desligá-los de forma simples.
  2. Não deixe aparelhos em stand-by.
    10% do consumo de energia de sua casa, resultam destes aparelhos em stand-by. Sabia disto?
    Aquela luz pequenina, que fica, por exemplo, no canto da televisão, com cor vermelha, significa que a sua televisão está em stand-by (modo de espera) e pode consumir mais, do que quando em utilização.
  3. Confira a etiqueta de classe energética dos eletrodomésticos.
    Cada eletrodoméstico é avaliado consoante a sua eficiência energética, através de letras e cores, sendo a letra A a mais eficiente (cor verde) e a G a menos eficiente (cor vermelha). A representação destas etiquetas energéticas surgem em formato de pirâmide, sendo, por isso, de muito fácil leitura. Tenha em atenção estas etiquetas no momento de compra do seu eletrodoméstico, tendo consciência de que, muitas vezes, é preferível pagar um pouco mais por um eletrodoméstico energeticamente mais eficiente, para depois poupar, mensalmente, nas suas faturas da luz.
  4. Tenha cuidado com o frigorifico.
    Evite ter o seu frigorifico sempre no máximo e descongele-o regularmente, uma vez que o gelo faz aumentar o consumo de energia. Se ainda não comprou ou pensa comprar um novo, tenha atenção à etiqueta energética.
  5. Precaução no uso da sua máquina de lavar louça.
    Deve utilizar a sua máquina de lavar louça no circuito económico, em vez de no programa normal. Isto reduzirá o consumo de energia em cerca de 25%. Excecionalmente, quando precisar de lavar louça que necessite de uma lavagem mais intensiva, pode usar um programa diferente. Outro conselho será usar a máquina, apenas quando se encontrar totalmente cheia.
  6. O forno: controle o seu uso.
    Primeiramente, evite abrir o forno enquanto cozinha. Isto evitará as perdas de calor (que prolongam o tempo de utilização). Os fornos modernos não necessitam que faça um pré-aquecimento duradouro, estes aquecem rápido, sendo desnecessário ligá-los com muita antecedência. Use a função grill (se tiver), apenas quando extremamente necessário. Por fim, evite instalar o forno junto de frigoríficos e/ou arcas congeladoras.
  7. Consciência na utilização de máquinas de lavar e secar roupa.
    Use a máquina de lavar roupa, apenas quando conseguir garantir que a máquina está cheia. Aconselhamos, também, o uso de um programa rápido, a não ser que tenha roupa com nódoas difíceis ou muito suja.
    Quanto à máquina de secar, use-a apenas quando necessário, dando preferência ao estendal.
  8. Tomadas inteligentes.
    Já ouviu falar? Hoje em dia, temos soluções inteligentes e inovadoras que vão desde tomadas inteligentes, que se desligam quando os equipamentos não estão em uso há muito tempo, e carregadores inteligentes que se desligam quando os equipamentos sinalizam estarem completamente carregados.

 

Agora que sabe quais são as nossas dicas, comece a poupar hoje e evite desperdícios energéticos!

EM DESTAQUE

Reparação/ Manutenção

Ainda há vida no seu eletrodoméstico.

ARTIGOS RECENTES

Aprenda a cuidar do seu frigorífico

Aprenda a cuidar do seu frigorífico

Para prolongar a duração do seu frigorífico e garantir seu funcionamento eficiente, é importante adotar algumas práticas de manutenção e cuidados adequados.  Limpeza Regular Limpe o interior do frigorífico pelo menos uma vez por mês. 1. Retire todos os alimentos. 2....

Juntos Por Um Futuro Mais Verde

Juntos Por Um Futuro Mais Verde

A Casa dos Acessórios promove iniciativas para um sociedade mais sustentável.A preservação do meio ambiente, a eliminação de substâncias perigosas e a recuperação de vários componentes que podem ser úteis noutros produtos são razões mais do que suficientes para...

Importância da Limpeza do Ar Condicionado

Importância da Limpeza do Ar Condicionado

O ar condicionado assume uma importância incomparável no mundo moderno, visto que satisfaz as necessidades da população, independentemente da estação do ano. Frio? Ar condicionado. Calor? Ar condicionado. Porém, o ar condicionado tem os seus “senãos” e é por isso que...